EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

APELO À SOLIDARIEDADE COM AS COMUNIDADES AFETADAS PELAS ENCHENTES NA PRELAZIA DE COARI (AM)


Os municípios de Anamã, de Caapiranga, de Anori, etc., começam a sofrer as graves inundações com a subida do Rio Solimões e adjacentes. As enchentes afetam as comunidades e as famílias inteiras. As situações adversas geram insegurança, medo, sensação de abandono, muitas perdas materiais e, não poucas vezes, também as perdas humanas. Quem sofre mais nessa situação são os menos favorecidos: doentes, pobres, crianças, famílias sem a presença de maridos e pais... Faço o apelo aos poderes públicos e às comunidades religiosas pela solidariedade, subsidiariedade, caridade e pela oração. A Igreja Católica da Prelazia de Coari tem que se colocar, através dos seus representantes e comunitários, ao serviço dos menos favorecidos amenizando a sua dor e o seu sofrimento. Precisamos clamar a Deus e aos homens de boa vontade pedindo ajuda para “os pobres oprimidos e os necessitados que gemem” (Sl 12,6-9). O apóstolo São Tiago nos lembra: “Religião pura e sem mancha diante de Deus, nosso Pai, é esta: socorrer os órfãos e as viúvas em aflição... A fé sem obras é morta” (Tg 1,27; Tg 2,26). Quem sabe se não se poderia pensar numa “coleta em favor dos cristãos pobres da comunidade” (Rm 15,26). Não pode faltar a criatividade nessas situações!
Às pessoas atingidas pelas enchentes expressamos a nossa solidariedade e a nossa oração. Aos que ajudam os necessitados a nossa gratidão. Que a nossa padroeira Senhora Sant’Ana e os nossos co-padroeiros São Sebastião e São Francisco intercedam junto de Deus pelo nosso povo. Que Nossa Senhora Aparecida, aos pés da qual estamos iniciando a 50ª Assembleia dos Bispos do Brasil, nos cubra todos com seu manto sagrado!
Dom Marcos Piatek
Bispo da Prelazia de Coari (AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário