EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

segunda-feira, 18 de junho de 2012

CARTA DE DOM MARCOS PIATEK SOBRE A PEREGRINAÇÂO DA RÉPLICA DA CRUZ DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE - RIO 2013 NA PRELAZIA DE COARI - 21.06.2012


Prelazia de Coari (AM)


Coari - AM, 21 de junho de 2012
                                                        Festa de São Luis Gonzaga  

“Disse Jesus: Falem aos convidados
que eu já preparei o banquete e tudo
está pronto. Que venham para a festa!”
                   (Mt 22, 1-4)

Prezados Sacerdotes, Religiosos (as), Coordenadores das Pastorais e dos Movimentos e, sobretudo Caríssimos Jovens da Prelazia de Coari!

                                             Saudações fraternas em Cristo Jesus!

No ano de 2013 a Igreja do Brasil vai sediar o importante evento evangelizador denominado Jornada Mundial da Juventude - Rio 2013. É uma extensa atividade missionária que visa à evangelização integral dos nossos jovens.  O encontro mundial da juventude na cidade do Rio de Janeiro é antecipado pela Peregrinação da Cruz Missionária de Jesus Cristo nosso Redentor e do Ícone de Nossa Senhora “Salus Populi Romani” (Salvação do Povo de Roma).
A Igreja do Brasil tem as dimensões continentais e por isso não é possível deter a Cruz Missionária da Jornada Mundial da Juventude 2013 por muito tempo numa determinada diocese. Na nossa Prelazia de Coari a Cruz vai chegar ao final da tarde do dia 13 de setembro de 2012 (quinta-feira), vindo da Prelazia de Tefé e, já no dia 15 de setembro (domingo pela manhã), ela seguirá para a Prelazia de Borba. Durante os três dias da permanência da Cruz Peregrina no meio de nós não há possibilidade física dela chegar a todas as nossas 10 Paróquias e aproximadamente cerca de 400 CEB’s existentes na Prelazia!
Para pudermos aproveitar bem os ricos frutos humanos e religiosos da Peregrinação da Cruz da Jornada Mundial da Juventude e do Ícone de Maria na nossa Prelazia, a Coordenação de Pastoral juntamente com a Coordenação da Pastoral da Juventude da Prelazia e o Bispo da Prelazia, ouvindo e consultando vários jovens, elaboramos uma programação toda especial para os nossos jovens da Prelazia de Coari:
1.   Preparamos uma Réplica Especial da Cruz Peregrina que vai visitar cada uma das nossas 10 paróquias durante uma semana (de segunda a domingo).
2.   A Réplica da Cruz Peregrina vai ser acompanhada pelo Quadro-Ícone de Nossa Senhora, a “Mãe do Povo Amazônico” elaborado por um artista da nossa Prelazia visando a inculturação da nossa fé!
3.   Para facilitar o andamento das reflexões, das orações, das tomadas de atitudes..., foi confeccionado com carinho o livro “Jornada Mundial da Juventude na prelazia de Coari. Encontros Celebrativos Rumo à Rio - 2013”, com uma bonita logomarca da JMJ na Prelazia de Coari feito por um jovem artista da nossa prelazia.
Gostaria de informar (lembrar) que as datas da visita da Réplica da Cruz Peregrina da JMJ e do Ícone Nossa Senhora do Povo da Amazônia na Prelazia de Coari são as seguintes:
· 08 de Julho de 2012, na Catedral de Coari, às 19h30, acontecerá a Bênção dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude na Prelazia de Coari: a Réplica da Cruz Peregrina e o Quadro-Ícone de Nossa Senhora, a “Mãe do Povo Amazônico”.
· 09 a 15 de Julho/2012 – Paróquias de N. S. P. Socorro – Coari
· 16 a 22 de Julho/2012 – Paróquia de São Pedro e São João – Coari
· 23 a 29 de Julho/2012 – Paróquia N. Sra. de Nazaré – Manacapuru
· 30/07 a 05 de Agosto/2012 – Paróquia Cristo Libertador – Manacapuru
· 06 a 12 de Agosto/2012 – Paróquia São Sebastião – Caapiranga
· 13 a 19 de Agosto/2012 – Paróquia Santuário São Francisco – Anamã
· 20 a 26 de Agosto/2012 – Paróquia N. Sra. de Nazaré – Beruri
· 27 de Agosto a 02 de Setembro – Paróquia da Imaculada Conceição – Anori
· 03 a 09 de Setembro/2012 – Paróquia N. Sra. da Graças – Codajás
· 10 a 16 de Setembro/2012 – Paróquia Sant’Ana e São Sebastião – Coari
Peço aos nossos Sacerdotes, aos Coordenadores das Pastorais e Movimentos o máximo empenho para que possamos ainda melhor ajudar na evangelização dos nossos jovens, presente e futuro da Igreja e da sociedade!
Caríssimos Jovens! Aproveitem ao máximo esse tempo de graça na nossa Prelazia que é a visita da Réplica da Cruz Peregrina no meio de nós durante estas dez semanas! O evento é de vocês e para vocês! É um tempo forte de evangelização! É uma busca de Deus, do Infinito, do Amor que não é amado... É um retiro todo especial para crescermos como seres humanos, cidadãos, cristãos! Não vamos desperdiçar essa grande possibilidade de sermos mais felizes e realizados! Não esqueçamos que o tema escolhido pelo Papa Bento XVI para a JMJ Rio 2013 é: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações - Mt 28,19”.
Convido não só os jovens, mas também todos os paroquianos da Prelazia de Coari, para nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2012, quando teremos a Peregrinação da Cruz da JMJ em Coari, na nossa Catedral - na Igreja Mãe da Prelazia, a se organizem e a virem rezar junto conosco aos pés de Jesus, de Maria e da nossa Padroeira Senhora Santana! Para a vinda da Cruz Peregrina de Tefé temos outra programação toda especial. E no ano de 2013, durante a realização da JMJ no Rio de Janeiro, elaboraremos também uma programação especial para e com a nossa juventude.
A todos que se dedicaram com amor na preparação da Jornada Mundial da Juventude na Prelazia de Coari, até esta etapa, expresso a minha estima e gratidão! Aos sacerdotes, religiosos (as), leigos e aos jovens digo de coração: Deus lhes pague abundantemente pela obra realizada até o presente momento!
Para os próximos meses de uma forte evangelização do mundo jovem, nas paróquias da Prelazia de Coari, desejo a copiosa benção de Deus, proteção de Maria e a dedicação da Avó de Jesus, a Senhora Santana, a nossa Padroeira!


       + Marcos Piatek, CSSR
         Bispo da Prelazia de Coari (AM)














Nenhum comentário:

Postar um comentário