EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

domingo, 30 de dezembro de 2012

A 37ª ASSEMBLÉIA PASTORAL DA PRELAZIA DE COARI - 2012



Nos dias de 14, 15 e 16 de dezembro de 2012, em Anamã, se celebrou a 37ª Assembléia Pastoral da Prelazia de Coari (AM). Como estamos na véspera do Ano Jubilar dos 50 anos da prelazia escolhemos como tema: “A PRELAZIA DE COARI: HISTÓRIA - PRESENTE - FUTURO”. Foi pela primeira vez na história daquele santuário-paróquia em Anamã, que os representantes de toda a prelazia foram acolhidos, com muito zelo, para rezar, refletir, planejar e para a convivência fraterna. 

Durante três dias nos debruçamos sobre três eixos da Prelazia: História – Presente – Futuro. No primeiro dia, logo após a missa solene e a abertura oficial da Assembléia, feita pelo Bispo da prelazia, Dom Marcos Piatek, os nossos olhos agradecidos se voltaram para os 50 anos da nossa Igreja Local. Pe. Francisco Agnaldo B. da Silva, Reitor do Seminário Sant’Ana e Coordenador da Pastoral na Prelazia, apresentou o significado do Ano Jubilar e os primórdios da evangelização na nossa região. Sobre a presença evangelizadora dos Missionários Redentoristas na Prelazia de Coari falou o Pe. André Nazaré de Andrade, CSSR. As Irmãs Ângela M. Pinho Cavalcante e Beth Simone A. Andrade apresentaram a contribuição das Irmãs Adorados do Sangue de Cristo nas terras da Prelazia de Coari. Sobre as atividades missionárias das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora falou a Irmã Terezinha Queiroz. As Irmãs Terezinha de Souza e Fátima Clemente nos contaram a história das Irmãs da Congregação de Jesus. O Pe. Carlos Enrique Santos da Silva partilhou a história do Instituto Missionário São José.  O Pe. Raimundo C. Gordiano, Vigário Geral da Prelazia, apresentou os primeiros passos e a consolidação do Clero Diocesano na Prelazia de Coari. Foram também lembrados aqueles que não estão mais em nosso meio, como por ex. os Padres Palotinos, os Frades Capuchinhos,etc. O primeiro dia de Assembléia terminou com as apresentações do Concurso Cultural do Ano Jubilar da Prelazia na categoria do logotipo e poesia.

No segundo dia nos detivemos sobre o momento presente da nossa Igreja Particular. Foram estudados dois documentos recentes da Igreja: “Discípulos e Servidores da Palavra de Deus na Missão da Igreja, CNBB – 2012; e o Documento Final de Santarém 1972-2012. Os dois documentos foram apresentados com muita competência pelo Pe. Zenildo Lima da Silva, Secretário Executivo da CNBB Norte 1 e Diretor do Instituto Teológico de Manaus. À noite, durante o Concurso Cultural, foi escolhido o vencedor do hino do jubileu dos 50 anos da Prelazia de Coari.

No terceiro dia refletimos sobre o futuro da nossa prelazia dando destaque à nossa juventude. A juventude é o presente, mas também o futuro da Igreja! Durante o dia todo abordamos a questão das juventudes no mundo e na Igreja. Uma parte da discussão foi sobre a Campanha da Fraternidade de 2013 que vai ser sobre a juventude. Esta parte foi comandada pela Elaine Cristina, da Coordenação Nacional da PJ. A chave de ouro da Assembléia foi a celebração da Santa Eucaristia à noite, presidida pelo Dom Marcos e concelebrada pelos padres que trabalham na nossa prelazia, durante a qual o Seminarista Antônio Carlos Viana de Vasconcelos recebeu o Ministério de Acólito. Nossa gratidão a Deus, à Coordenação Prelatícia da Pastoral e ao Santuário-Paróquia de Anamã!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário