EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O PRIMEIRO ENCONTRO DO CLERO DA PRELAZIA DE COARI (AM) DE 2013



Nos dias 26 a 27 de fevereiro de 2013 aconteceu, na Cúria da Prelazia de Coari, o 1° Encontro do Presbitério da prelazia na cidade de Coari (AM). Participaram do encontro os 18 padres que trabalham na Prelazia de Coari. Faltaram: Pe. Edinaldo (curso da Pastoral da Criança em Curitiba); Pe. Elsivan fazendo o mestrado em Belo Horizonte e Pe. Nogueira (trabalha em Manaus). 





O encontro foi marcado pelos momentos de oração e pelas diversas reflexões e sobre a caminhada evangelizadora da nossa Prelazia de Coari que está vivendo a sua expectativa de iniciar o Ano Jubilar dos 50 Anos de Evangelização no coração do Amazonas.





Durante os numerosos encontros fizemos a avaliação da caminhada das diversas pastorais a nível da prelazia (as coordenações prelatícias de pastorais). Refletimos e tomamos algumas decisões a respeito da pastoral vocacional (equipe de formação e SAV) e da formação dos nossos seminaristas em Coari e em Manaus. Começamos o trabalho de revisão do Diretório Pastoral da Prelazia de Coari. 



Constituímos os responsáveis pela revisão do Estatuto do Conselho Presbiteral e do Estatuto do Conselho Pastora da nossa Prelazia. Falamos sobre a Casa da Prelazia em Manaus e a responsabilidade por ela, inclusive sobre uma pequena reforma dela. Tocamos o assunto da ampliação da Coordenação de Pastoral da Prelazia. Foi apresentado o estado das publicações por ocasião do Ano Jubilar. 



Tomamos algumas decisões sobre a abertura do Ano Jubilar em Manacapuru no dia 21 de Julho de 2013 e sobre a peregrinação da réplica da imagem de Santana nas paróquias da prelazia durante o Ano Jubileu. Durante o encontro o clero foi informado sobre o andamento administrativo – econômico da Prelazia durante o ano de 2012. Enfim, foram traçadas algumas pistas para o futuro da nossa prelazia. 



Não faltou o tempo também para a troca de experiências e para a convivência fraterna. Percebemos, mais uma vez, a imensidão do trabalho pastoral dos nossos padres! Louvando a Deus pelos nossos padres, peçamos para eles a copiosa bênção de Deus e a proteção de Santana, a nossa Padroeira. Precisamos rezar ainda mais pelos nossos sacerdotes e pelas novas e santas vocações para a nossa prelazia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário