EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

segunda-feira, 27 de maio de 2013

VENHA PARTICIPAR DA PROCISSAO DE CORPUS CHRISTI EM COARI (AM) NO DIA 30.05.2013!



As três paróquias de Coari (AM) celebrarão juntas a Festa de Corpus Christi na próxima quinta-feira (30.05.13). A procissão com Santíssimo Sacramento sairá às 18:30h da Catedral rumo à Paróquia N. Senhora do Perpétuo Socorro, onde acontecerá a solene celebração eucarística presidida por Dom Marcos Piatek, bispo da Prelazia de Coari (AM).

Corpus Christi é uma expressão latina que significa Corpo de Cristo e tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão a Quinta-Feira Santa quando Jesus instituiu o Sacramento da Eucaristia. 

Durante a Última Ceia Jesus com seus apóstolos mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue: "Este é o meu corpo... isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim" (Lc 22,19-20; 1Cor 11,24).
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o Mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. 
A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV em 11 de agosto de 1264. A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274 e se tornou um grande cortejo de ação de graças pelo dom da presença real de Jesus Cristo na Eucaristia. Naquele dia são celebradas Missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão do Santíssimo Sacramento conduzida pelo Bispo ou pároco que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade.
A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto (Ex 16, 12-20; Jo 6,30-31). No Novo Testamento, com a instituição da eucaristia, o povo é alimentado com o próprio Corpo de Cristo (Jo 6, 55-59).



Corpus Christi é uma "Festa de Guarda", isto é, para os católicos, é obrigatório participar da Santa Missa neste dia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário