EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

domingo, 16 de junho de 2013

FESTA DA PADROEIRA DE CODAJAS (AM): 31.05.2013



No dia 31.05.2013 foi solenemente encerrada a Festa de Nossa Senhora das Graças, a padroeira da paróquia e da cidade de Codajás (AM). Paróquia de N. S. Das Graças é a segunda mais antiga paróquia da Prelazia de Coari fundada aos 26 de outubro de 1870. 




O tema dos festejos desse ano abordava a frase: “Feliz Maria, porque acreditou na graça do Senhor”. Durante os dias do Novenário se refletia sobre as Bem-aventuranças.


No dia da festa, pela manhã, foi celebrada a Missão dos enfermos e da Pastoral do Idoso, que terminou com uma bonita confraternização. Na parte da tarde, às 17:30h, começou a grande procissão pelas ruas da cidade com a imagem da Padroeira saído da Praça de Dom Mário. Os carros de som acompanhavam a procissão, que foi comandada pelo pároco Pe. Valdivino e pelo Pe. Felipe Jorge.


Durante a procissão refletimos e rezamos os mistérios do Terço. Na volta à Praça de Dom Mário, por volta das 19:00h, começou a solene Missa Campal. A celebração aconteceu na Praça Dom Mário, que foi devidamente preparada e ornamentada. Todo o ambiente ficou lindo! 




A missa foi presidida por Dom Marcos Piatek, bispo da Prelazia de Coari. Concelebraram junto com ele os padres: Valdivino e Felipe Jorge de Codajás, Antônio de Melo (Tonico), pároco de Beruri e Francisco Agnaldo, reitor do Seminário Menor de Sant’Ana em Coari (AM).




Após a solene celebração eucarística houve, também na Praça de Dom Mário, a Coroação de N. Senhora. Um momento muito bonito, que foi preparado com muito carrinho pela comunidade e executado pela juventude codajaense. 







A coroação de Nossa Senhora foi um espetáculo a parte! Este ano foram homenageadas algumas mulheres do Antigo Testamento.







Terminada a linda coroação começou, na praça da matriz, o tradicional arraial com leilões e a venda de comida nas barracas. O arraial varreu a madrugada. A bonita festa da Padroeira de Codajás, Nossa Senhora das Graças terminou com muito sucesso. Parabéns a toda a paróquia e aos padres Valdivino e Felipe Jorge!




Nenhum comentário:

Postar um comentário