EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

sábado, 20 de julho de 2013

PRIMEIRO DIA DA ASSEMBLEIA PASTORAL JUBILAR DA PRELAZIA DE COAR-AM - 19.07.2013




No dia 19 de Julho de 2013 começou, em Manacapuru, a 38ª Assembleia Pastoral da Prelazia de Coari cujo tema central é “ABERTURA DO ANO JUBILAR DA PRELAZIA DE COARI E OS DESAFIOS DO FUTURO: PAROQUIA E CATEQUESE” com a inspiração mística: “Sereis as minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1,8).

O início da 38ª AG se deu com a solene concelebração eucarística na igreja matriz de N. S. de Nazaré. 







A Missa foi presidida pelo bispo da Prelazia de Coari, Dom Marcos Piatek, concelebrada por Dom Sérgio Eduardo Castriani, Arcebispo da Arquidiocese de Manaus e por todos os padres da Prelazia. Da Eucaristia participaram cerca de 300 pessoas representando as paróquias, as pastorais, os movimentos de toda a Prelazia.

Durante o primeiro dia da assembleia refletimos sobre a “Renovação Paroquial”. Os trabalhos foram conduzidos, com muita competência, por Dom Sérgio Eduardo Castriani, Arcebispo de Manaus e Presidente da Comissão do Tema Central da CNBB, no mês de abril de 2013, durante a 51ª AG da CNBB em Aparecida, que abordava o tema: “Paróquia: Comunidades das Comunidades”.

Na parte da tarde houve o trabalho em grupos. Foram colocadas as seguintes perguntas:


   1. A Prelazia de Coari evangeliza. Como. De que jeito. Como mudar.


     2. Como estão as nossas comunidades
     3.   Onde é necessário formar as comunidades
     4.   Que tipo de paróquia nós sonhamos







Após o trabalho em grupos foi feito o plenário apresentando as sugestões concretas para as paróquias da Prelazia de Coari.









À noite houve assim chamada “Noite Cultural” com a apresentação de várias bandas musicais e algumas cirandas da cidade de Manacapuru.






Nenhum comentário:

Postar um comentário