EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

domingo, 22 de setembro de 2013

A 41ª ASSEMBLEIA PASTORAL DO REGIONAL NORTE 1 DA CNBB




Nos dias 16 a 19 de setembro de 2013 aconteceu em Manaus (MAROMBA) a Assembleia Pastoral do Regional Norte 1 da CNBB. O tema central era: “Comunidade de comunidades: uma nova Paróquia” e tinha como base o número 104 dos Documentos Estudos da CNBB. 


Quem assessorou os trabalhos sobre o tema central foi o Pe. João Sucarrats Font, OSB.
Da 41ª Assembleia participaram todos os bispos que compõe o regional, os\as superiores das congregações religiosas, coordenadores diocesanos de pastoral, responsáveis pelas pastorais especificas, serviços e organismos. Cada diocese deveria enviar dois leigos coordenadores de comunidades.
A Prelazia de Coari foi representada pelo seu bispo Dom Marcos Piatek, pelo Coordenador Prelatício de Pastoral, Pe. Francisco Agnaldo e pelo leigo de Manacapuru Sr. Manoel Nerys de Almeida.
No segundo dia da assembleia, na celebração eucarística, foram lembradas as prelazias que celebram o seu Jubileu de Ouro: Coari, Borba e Itacoatiara. A missa jubilar foi presidida por Dom Marcos Piatek, bispo da Prelazia de Coari.

A assembleia foi o tempo abençoado para ver a nossa caminhada pastoral, mas também para reforçar a comunhão fraterna. A todos os que se dedicaram na organização e na execução do evento o nosso muito obrigado!







Durante a estadia no MAROMBA Dom Marcos Piatek conversou com o reitor do seminário S. José da Arquidiocese de Manaus, Pe. Olindo Furlanetto e com os seminaristas da Prelazia de Coari que lá estudam a filosofia e a teologia (07 seminaristas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário