EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

NA ILHA DO BOTIJA FOI IMPLANTADA A PASTORAL DA CRIANÇA: 10.11.2013.



As Comunidades da Ilha do Botija (Município de Coari) a partir desse domingo têm a sua Pastoral da Criança. São as seguintes Comunidades: São Francisco de Assis, São Raimundo, Ressaca do Botija e Divino Espírito Santo da Vila Floresta. A Pastoral da Criança, fundada em 1983, tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças a partir de ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania, realizadas por mais de 228 mil voluntários capacitados. Também promove, em função das crianças, as famílias e as comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político.

A Pastoral da Criança alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas para que elas se tornem protagonistas de sua própria transformação pessoal e social.

Às 08:00 da manhã, a lancha da paróquia da catedral de Coari, comandada pelo sr. João, saiu do porto de Coari e levou para a ilha do Botija as seguintes pessoas: Pe. João Batista, CSsR, pároco, Dulcineia (Néia), missionária da Pastoral da Criança e Amanda (Denize), coordenadora prelatícia da Pastoral da Criança e Dom Marcos Piatek, bispo da Prelazia de Coari.



Depois de quase uma hora de viagem encantadora chegamos à Comunidade de São Francisco, onde várias pessoas já nos esperavam nas margens do Rio Solimões.  Logo em seguida foi celebrada a santa Missa.


 
A santa Missa foi presidida por Dom Marcos Piatek e concelebrada pelo Pe. João Batista, CSsR. A igreja-capela de São Francisco estava repleta de fiéis. A liturgia foi muito bonita e participativa. O povo louvou a Deus com muita fé e piedade!







 
As leituras falaram sobre a vida, sobre a ressurreição e sobre a vida eterna. Dom Marcos na sua homilia falou sobre a vida futura e sobre a necessidade de valorizar a nossa vida e dos outros. A nossa vida eterna depende da qualidade da nossa vida aqui na terra, depende das obras boas. A vida eterna a gente ganha amando: amando a Deus e amando o próximo!  Nesse contexto do amor ao próximo se coloca a Pastoral da Criança como serviço aos mais frágeis, que são sobretudo as crianças e as mulheres grávidas.


Antes da benção final houve o momento muito bonito. O Pe. João Batista, CSsR, sendo pároco daquela região, presidiu o rito do envio dos 12 líderes da Pastoral da Criança na Ilha do Botija. Os/as líderes representavam as seguintes comunidades:




No final da Missa Dom Marcos Piatek parabenizou as Comunidades pela fé e pela bonita caminhada. O bispo agradeceu a todos e, sobretudo à Pastoral da Criança na pessoa da missionária Dulcinéia (Néia) que com zelo e dedicação preparou as lideranças para assumirem os cuidados com as crianças e as mulheres grávidas.







Após a Eucaristia houve uma bonita confraternização com o farto almoço para todos os participantes: muita comida e muita alegria. 







 

A todos que prepararam a Santa Missa, o envio dos líderes da Pastoral da Criança e o almoço comunitário o nosso muito obrigado. Deus pague e abençoe a todos os moradores da Ilha do Botija!     









  

Nenhum comentário:

Postar um comentário