EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

SEMINARIO SANT’ANA EM COARI FOI REFORMADO: 22.11.2013





A Prelazia de Coari, há vários anos, está investindo na formação do clero próprio – autóctone, priorizando a formação dos futuros presbíteros. Uma das formas de apoiar as vocações locais foi a abertura do Seminário Menor da Prelazia de Coari. Isso aconteceu no dia 16 de Fevereiro de 2000. Assim nasceu oficialmente, em Coari, o Seminário Sant'Ana!  A inauguração foi feita com a celebração da Santa Missa presidida por Dom Gutemberg e concelebrada pelos Presbíteros da Prelazia. 



O recente encontro da Igreja Católica da Amazônia Legal celebrado em Manaus, no mês de outubro de 2013, nos lembrou: “Almejamos investir na formação de presbíteros – autóctones e os que chegam de fora – para que sejam despojados, simples, não busquem a autopromoção, que sejam missionários e vivam em maior sintonia e contato com as comunidades e saibam trabalhar em equipe com os/as leigos/as, evitando centralismo, clericalização e autoritarismo.”

A finalidade do Seminário Sant'Ana, além de dar suporte à a vivência comunitária e à oração, também prepara os jovens da Prelazia, que querem seguir adiante na caminhada e envia-nos para o Seminário Maior em Manaus para continuarem a caminhada de formação humana e cristã em vista do Presbiterado - Sacerdócio.
Para uma boa formação dos futuros padres se exige, além de uma boa equipe de formadores, uma infraestrutura adequada. Olhando esse último aspecto, nas últimas semanas, a Prelazia de Coari decidir fazer uma reforma do Seminário Sant'Ana. A última reforma foi feita vários anos atrás. 
Recentemente foram feitos os reparos necessários dentro e fora do prédio. A casa foi pintada por dentro e por fora. O prédio do nosso Seminário Sant'Ana ficou muito bonito.


Queremos agradecer ao Pe. Fr. Agnaldo, Reitor do Seminário, pela dedicação e pelo zelo no acompanhar a reforma da casa dos nossos seminaristas em Coari.Deus lhe pague!


Que Senhora Sant'Ana, a Padroeira da Prelazia de Coari, acompanhe aos jovens seminaristas na caminhada rumo ao sacerdócio servindo o nosso querido povo como discípulos missionários de Jesus Cristo!



ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES NA PRELAZIA DE COARI, DESDE

 A ASSEMBLEIA PASTORAL EM 1978

Deus, nosso Pai, a Prelazia de Coari precisa de padres, religiosas e ministros leigos. Precisa, também, que todos nós da Prelazia rezemos e trabalhemos para conseguir agentes de pastoral para as nossas comunidades. Não queres a morte do pecador e sim que se converta e viva. Concede, pois, um maior número de trabalhadores para nossa Prelazia e para toda tua Igreja que, trabalhando com Cristo, se dedique e sacrifique pelos irmãos. Confiamos, também, na ajuda da Virgem Maria e de Sant'Ana padroeira desta Prelazia, e de todos os santos. Rezemos por Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo, Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário