EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

A PEREGRINAÇÂO DA IMAGEM DE SANT’ANA NA PRELAZIA DE COARI ENTRA NA FASE FINAL



A Prelazia de Coari (AM) celebra o seu Jubileu de Ouro evangelizando no coração do Amazonas. Uma das formas de celebrar a nossa Ação de Graças é a visita da réplica da imagem de Sant’Ana, Padroeira da Prelazia, nas nossas paróquias e comunidades. 

A peregrinação começou no mês de Julho de 2013 e vai terminar no dia 16 de março de 2013 na catedral de Coari quando celebraremos o Encerramento do Ano Jubilar e a Instalação Jurídica da Diocese de Coari, com a presença do representante do Santo Padre, o Núncio Apostólico no Brasil Dom Giovanni d’Agnello.  

A peregrinação já aconteceu na maioria das nossas paróquias e agora entra na reta final. 


No dia 30 de dezembro de 2013 a Imagem de Sant’Ana deixou a Paróquia N. Senhora das Graças em Codajás e veio a Coari onde visitará as últimas três paróquias da nossa prelazia. Quem trouxe a imagem da nossa padroeira foi a delegação dos leigos de Codajás junto com o seu pároco Pe. Valdivino Araújo e alguns seminaristas que estudam em Manaus. 

Às 18:00h horas o barco N. Senhora das Graças ancorou no cais de Coari. Ainda no porte de Coari a imagem foi homenageada por Dom Marcos Piatek, bispo da Prelazia de Coari, pelo Pe. Francisco L. Assis, pároco da paróquia N. S. do P. Socorro e pelos padres: Edinaldo Santos, pároco de S. Pedro e S. João Batista, Pe. Fr. Agnaldo, reitor do Seminário Sant’Ana, Pe. Adeilson, Pe. Elcivan Alencar da Costa, coordenador de pastoral da Prelazia de Coari, Pe. Fr. Aueomar, CSSR e Pe. Zezinho pároco em Anamã. 

Logo após a recepção da imagem, ainda no porto da cidade, se formou uma bonita procissão acompanhada pelos numerosos fieis. De carro devidamente ornamentado a imagem de Sant’Ana seguiu pelas ruas de Coari até a igreja matriz do P. Socorro onde aconteceu a celebração eucarística. 


A missa foi presidida por Dom Marcos Piatek, bispo da Prelazia de Coari e concelebrada por vários padres.







Após a celebração eucarística houve, na praça da matriz, um show religioso com várias apresentações. 






A imagem de Sant’Ana permanecerá na Paróquia N. Senhora do Perpetuo Socorro visitando as comunidades urbanas e ribeirinhas até o dia 22 de janeiro de 2014 e em seguida visitará a Paróquia S. Pedro e S. João Batista. Senhora Sant’Ana rogai pela nossa Prelazia de Coari!




ORAÇÃO DO JUBILEU DE OURO DA PRELAZIA DE COARI (AM) (1963-2013)

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, nós Te louvamos e bendizemos pelo transcurso do Jubileu de Ouro da Prelazia de Coari (AM). Acolhe nossas preces de gratidão e reconhecimento por todos os dons que nos concedeste ao longo desses 50 anos de nossa história realizada pelos fieis nas margens dos lagos e dos rios: Solimões, Badajós, Manacapuru, Purus, Coari, Urucu, Copeá, Aruã... 

Recomendamos à tua misericórdia divina todas as pessoas que lutaram e se sacrificaram pelo crescimento de nossa Prelazia. Queremos que nossa Igreja de Coari seja servidora da humanidade “para que todos tenham vida plena e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Concede-nos a graça de vivenciar esse Jubileu de Ouro como tempo favorável de escuta, conversão, santidade e busca de novos rumos para a evangelização de nosso querido povo. Senhora Sant’Ana, carinhosa Padroeira da Prelazia de Coari, acompanhe-nos nesse caminho, para que sejamos revigorados em nosso compromisso de verdadeiros discípulos e missionários de teu amado Filho Jesus! Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário