EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O QUE É UMA CATEDRAL E PARA QUE SERVE?



Jesus Cristo diz: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16, 18).
Catedral ou Sé é o templo católico em que se encontra a sede do bispo e da diocese, com seu cabido. A catedral é a igreja do bispo e tem o seu profundo significado religioso - espiritual! A catedral não é a sede do poder secular! No tempo obscuro do marxismo os governantes ateístas invadiam até as catedrais e transformavam-nas em estábulos para os cavalos, em armazéns, museus, cinemas, etc. Longo a história havia os hereges que invadiam e profanavam as catedrais. Mexer com a catedral significava mexer com o bispo e com a igreja que lhe foi confiada pelo Papa, sucessor de São Pedro! A igreja catedral é o lugar onde o bispo ensina, celebra e governa! "Onde está o Bispo, aí está a comunidade, assim como onde está Cristo Jesus aí está a Igreja Católica", foi escrito na carta endereçada por S. Inácio de Antioquia (+107) ao então jovem bispo de Esmirna, São Policarpo.
O Direito Canônico nos lembra que “Os Bispos que, por divina instituição, sucedem aos Apóstolos, são constituídos, pelo Espírito Santo que lhes foi conferido, pastores na Igreja, a fim de serem também eles mestres da doutrina, sacerdotes do culto sagrado e ministros do governo... Pela própria consagração episcopal, os Bispos recebem, juntamente com o múnus de santificar, também o múnus de ensinar e de governar, os quais, porém, por sua natureza não podem ser exercidos, a não ser em comunhão hierárquica com a cabeça (Papa) e com os membros do Colégio (Bispos)” (Can. 375.
O termo catedral deriva do latim “ecclesia cathedralis” e do grego “καθέδρα” e significa a igreja sede, cadeira de onde o bispo exerce a sua função de proclamar o Evangelho e expõe a doutrina da Igreja Católica. Na catedral se encontra o “trono-cadeira” do bispo de onde ele ensina ao povo. Antigamente o termo era usado só pela Igreja Católica e só mais tarde foi apropriado indevidamente (se tivesse a lei do patente) por alguns templos ortodoxos, protestantes e pentecostais. Em português utiliza-se ainda o termo sé catedral - ou apenas "sé" - para designar uma catedral, sendo esta designação derivada da palavra "sede", como em Santa Sé (Santa Sede).
Até o século X em relação à igreja do bispo, no lugar de termo “cátedra”, se usava o termo “ecclesia matrix” e “ecclesia mater” (Igreja Matriz e Igreja Mãe). As catedrais eram consideradas a casa principal de Deus (em latim Domus Dei) ou dos santos às quais eram dedicadas, de onde derivam as palavras italiana “Duomo” e o germânico “Dom”.
Dede os inícios da igreja (Padres da Igreja) a catedral e o trono do bispo (cadeira) simbolizam a autoridade do bispo o que se expressa em ensinar, às vezes, “ex cathedra” (oficialmente). São Cipriano (+258) viu em catedral o símbolo da autoridade episcopal e sinal da unidade da Igreja Local (De Unitate 4; 6). Santo Agostinho (+430) explicava que a cadeira (cátedra) do bispo deve estar no presbitério para que ele fosse visivelmente reconhecido pela comunidade e para sentir a obrigação de zelar (guiar) pela comunidade a ele confiada (Enarratio in Ps. 126; Sermo 91,5).
Hoje em dia às vezes as catedrais são também paróquias com seu respectivos párocos. Porém, ‘paróquia é determinada comunidade de fieis... e seu cuidado pastoral é confiado ao pároco, sob a autoridade do bispo diocesano” (Can. 515§1). O Direito Canônico define assim o papel do pároco na paróquia: “o pároco... exerce o cuidado pastoral... sob a autoridade do bispo diocesano”. “Sub auctoritate Episcopi” significa que o pároco faz as vezes do bispo diocesano, com o qual sempre age em comunhão hierárquica, e o torna, de certo modo, presente na paróquia (Can. 519). O pároco da catedral é um "cargo" de confiança do bispo porque ele "representa" visivelmente o bispo na sua comunidade. Se o pároco da catedral não viver em comunhão com seu bispo, então a sua função...
Conforme a legislação da igreja o bispo “presida frequentemente, na igreja catedral..., à celebração da santíssima Eucaristia” (Can, 389). O Direito Canônico recomenda que as ordenações (episcopado, presbiterato e o diaconato) sejam celebradas na igreja catedral (Can. 1011§1). Conforme a tradição jurídica “as exéquias do bispo diocesano sejam celebradas em sua igreja catedral” (Can. 1178). A santíssima Eucaristia deve-se conservar na igreja catedral (Can. 943§1).
No início do cristianismo, ao exemplo da basílica do Latrão (cátedra do Papa), as igrejas episcopais tinham com patrono o Santíssimo Salvador. Em 896 a catedral de Latrão recebeu também o nome de S. João. Mais tarde as catedrais começaram a receber os nomes dos santos e de Nossa Senhora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário