EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

domingo, 12 de janeiro de 2014

COMEÇOU O NOVENÁRIO EM HONRA AO GLORIOSO SÃO SEBASTIÃO: 11.01.2014.



Na Prelazia de Coari (AM) existem várias comunidades cujo padroeiro é o Glorioso São Sebastião. Na cidade de Caapiranga a Paróquia tem o São Sebastião como titular. Na paróquia catedral de Coari o glorioso São Sebastião é co-padroeiro da paróquia, junto com Sant’Ana. Em várias comunidades da Prelazia de Coari os festejos em honra de São Sebastião contam com uma boa participação dos fiéis.

Segundo a tradição São Sebastião nasceu no sul França (Norbonne) ou no norte da Itália (Milão) em 256 d.C. O seu nome deriva do grego “sebastós”, que significa divino, venerável.De acordo com “Atos apócrifos”, atribuídos a Santo Ambrósio de Milão, Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 d.C. Era querido dos imperadores romanos Diocleciano e Maximiano, que o queriam sempre próximo, ignorando tratar-se de um cristão e, por isso, o designaram capitão da sua guarda pessoal, a Guarda Pretoriana.
Por volta de 286, a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador romano Diocleciano a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas (que se tornaram símbolo constante na sua iconografia). Diante do Imperador, Sebastião não negou a sua fé e foi condenado à morte, sem direito à apelação. Foi dado como morto e atirado no rio, porém, Sebastião não havia falecido. Encontrado e socorrido por Irene (Santa Irene), apresentou-se novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que ele fosse espancado até a morte. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Luciana (Santa Luciana) resgatou seu corpo, limpou-o, e sepultou-o nas catacumbas (locais que serviam de cemitério subterrâneo aos primeiros mártires do cristianismo). Era o ano 286 quando São Sebastião foi martirizado! O bárbaro método de execução de São Sebastião fez dele um tema recorrente na arte medieval, surgindo geralmente representado como um jovem amarrado a uma estaca e perfurado por várias setas – flechas.  
Na abertura do novenário em Coari estava presente Dom Marcos Piatek, bispo da Prelazia de Coari. Concelebraram com ele, na catedral, os missionários redentoristas o Pe. João Batista de Almeida e Pe. Raymundo Élson. A Missa da abertura do novenário foi transmitida pela rádio Educação R. de Coari e contou com uma boa participação dos paroquianos de todas as 05 comunidades urbanas que compõe a Paroquia Sant’Ana e São Sebastião. Este ano, além das comunidades urbanas participam também numerosos comunidades ribeirinhas da paróquia.

O tema do novenário escolhido em Coari é: “Redentor te chama pelo nome” e o subtema da primeira noite foi: “Santo Afonso, o Fundador da CSSR”. O tema do novenário está ligado com os 70 anos da presença dos Missionários Redentoristas no Amazonas e com o Jubileu de Ouro da Prelazia de Coari. 50 anos atrás o Papa Paulo VI entregou a Prelazia de Coari aos cuidados pastorais dos Missionários Redentoristas. Além disso, os redentoristas do mundo inteiro estão celebrando o seu Ano Vocacional. Os Redentoristas estão na paróquia-catedral de Sant’Ana e São Sebastião desde o início da história da Prelazia de Coari. Por isso o tema do novenário deste Ano Jubilar sobre os missionários redentoristas é mais do que justificado!
A igreja catedral foi muito bem ornamentada e a liturgia bem preparada animou a comunidade na celebração eucarística. Após a santa missa houve a primeira noite do tradicional arraial. 



Parabéns aos padres, à coordenação da catedral e aos paroquianos filhos e filhas de Sant’Ana e São Sebastião. São Sebastião, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário