EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

NOVOS MINISTROS DA EUCARISTIA NA PAROQUIA SANT'ANA E SÃO SEBASTIÃO EM COARI (AM)




Temos mais 29 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão na catedral de Coari! No Domingo do Batismo do Senhor e na segunda noite do Novenário em honra do Glorioso São Sebastião, houve na catedral de Coari, a Celebração da Investidura dos novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. O Santo Padre Paulo VI houve por bem instituir o ministério extraordinário da Comunhão Eucarística para possibilitar a participação mais frequente, fácil e digna dos fiéis na Comunhão Eucarística. 


Um sacerdote a sós na sua paróquia é, muitas vezes, incapaz de atender aos doentes nos hospitais e nas casas particulares assim como a grande números de comungantes ocorrentes nos dias de festa ou em santuários famosos. O exercício, porém, desse ministério deve conservar o seu caráter supletivo e extraordinário, não dispensando os Ministros Ordinários (Bispos, presbíteros, diáconos) de fazer a sua parte. 
Os Ministros Extraordinários não há de ser “improvisados”, isto é, não hão de ser chamados da assembleia para o altar a fim de distribuir a Comunhão, pelo fato de serem pessoas prestativas. Requer-se uma preparação doutrinária ou catequética, para que alguém possa receber a solene investidura no ministério extraordinário da Comunhão Eucarística. Geralmente essa investidura não é dada por tempo indefinido, mas, sim, por um prazo limitado (um ano, dois anos), podendo ser renovada desde que o compreende, é necessário que tão íntima participação no serviço eucarístico seja realizada com o pleno conhecimento de causa e a dignidade devidos ao Sacramento do altar.
 
A Celebração da Investidura dos novos Ministros Extraordinários da Comunhão, na catedral de Coari, foi presidida por Dom Marcos Piatek, bispo da Prelazia de Coari e concelebrada pelo Pe. João Batista de Almeida, CSsR, pároco da catedral. Depois da apresentação dos candidatos feita pelo pároco, bispo perguntou:
Bispo: Quereis assumir a função de distribuiu aos vossos irmãos o pão da Palavra e o Corpo do Senhor, com o intuito de servir e edificar a Igreja?     
Candidatos a Ministros: Queremos!
Bispo: Quereis viver mais intensamente do mesmo Pão Eucarístico e conformar as vossas vidas Sacrifício de Cristo?
Candidatos a Ministros: Queremos!
Bispo: Quereis empenhar-vos com o máximo cuidado e reverência na conservação e administração da Eucaristia?
Candidatos a Ministros: Queremos!
Em seguida o bispo rezou a seguinte oração: “Ó Deus de bondade, vós que fundastes e governais a vossa família dignai-vos abençoar estes nossos irmãos, a fim de que, distribuindo fielmente o pão da vida aos seus irmãos e confortados pela virtude deste sacramento, venham a tomar parte no banquete celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”.
A paróquia da catedral, uma das três paróquias na cidade de Coari, é composta por 05 comunidades urbanas e por 127 comunidades rurais. Queremos agradecer ao Pe. João Batista de Almeida, CSsR, pelo zelo, queremos agradecer àqueles que ajudaram na formação dos novos ministros e aos próprios Ministros Extraordinários da Comunhão pela disponibilidade de servir a comunidade: doentes nas casas e no hospital, no presídio, nas celebrações eucarísticas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário