EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

TOMADA DE POSSE DO PE. VALTER FREITAS DE OLIVEIRA, CSsR, EM MANACAPURU (AM)




No dia 05 de janeiro de 2014 a Igreja Católica celebrou o Domingo da Epifania do Senhor. É a festa da revelação da verdadeira identidade de Jesus Cristo como verdadeiro homem e como verdadeiro Deus. É a manifestação de Jesus Cristo aos pagãos, à humanidade inteira! Os Missionários Redentoristas celebraram naquele dia a Festa de São João Neumann, CSsR, (1811-1860), um grande missionário nos Estados Unidos.
Na mesma data a Paróquia N. Senhora Nazaré em Manacapuru ganhou um novo pároco na pessoa do Pe. Valter Freitas de Oliveira, CSsR. A Tomada de Posse aconteceu na Missa das 19:30h na Igreja Matriz. A cerimônia foi presidida por Dom Marcos Piatek, bispo da Prelazia de Coari (AM). 



Da solene Eucaristia participaram os padres: Pe. Raimundo C. Gordiano, Vigário Geral da Prelazia de Coari e pároco da Paróquia Cristo Libertador em Manacapuru, Pe. José Amarildo Luciano da Silva, CSsR, formador e pároco na Paróquia N. S. Perpetuo Socorro nos Educando, em Manaus, Pe. Ivair Rodrigues Nascimento, CSsR, o novo reitor da Comunidade Redentorista em Manacapuru e o Pe. Valter Freitas de Oliveira, o novo pároco de N. S. Nazaré.
Depois do evangelho foi lida a Provisão Canônica do Pe. Valter como pároco. A leitura do decreto foi feita pelo Pe. José Amarildo. Durante a homilia o bispo refletiu sobre o significado da Epifania do Senhor e explicou em que consiste a “Tomada de posse” de um novo pároco.  Agradeceu ao Pe. Inácio Raposo da Silva, CSsR, pelo trabalho feito até agora e lembrou que a função principal do pároco é: ensinar (evangelizar), santificar e governar (servir) na comunidade paroquial.
Em seguida o novo pároco fez a solene “Profissão de Fé”, fez o “Juramento de Fidelidade” e renovou os “Compromissos Sacerdotais” nas mão de Dom Marcos Piatek, seu bispo. O novo pároco recebeu as chaves do sacrário, estola rocha para a celebração do sacramento da reconciliação e o batistério.
A liturgia foi muito bem preparada e com a participação maciça de fieis. A igreja matriz estava superlotada. Estavam presentes também vários fieis vindos de ônibus e de carros particulares de Manaus.
No final da liturgia o Pe. Valter Freitas de Oliveira, CSsR, agradeceu a todos e pediu a oração pelo seu novo serviço como pároco. A missa terminou com a bênção final. Logo em seguida houve uma bonita confraternização para todos. 

Desejamos ao Pe. Valter Freitas de Oliveira, CSsR, um ministério muito fecundo e a copiosa bênção de Deus! Que Nossa Senhora de Nazaré o acompanhe sempre na sua missão, junto com seus colaboradores: confrades redentoristas, irmãs religiosas e leigos/as. Nossa Senhora de Nazaré, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário