EVANGELIZAR NO CORAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS:
"Sou missionário, sou Povo de Deus; sou índio, caboclo mestiço, fazendo da vida a missão. Aqui nesta grande tapera da Igreja Amazônica sou mensageiro de um Deus que é irmão... Somos filhos da Igreja do Norte, missionários desta região. Formamos a comunidade nesta geografia que temos nas mãos. Aprendemos a ouvir a mensagem de um Deus que nos fala na brisa, nas águas, nas flores, no chão... Jesus Cristo nosso guia, anima o nosso caminhar; nos aponta o caminho certo e de braços abertos vem nos ensinar" (Manoel Neris, Manacapuru, Prelazia de Coari-AM)

domingo, 16 de fevereiro de 2014

A PRELAZIA DE COARI (AM) TEM UM NOVO DIACONO: ANTONIO CARLOS VIANA DE VASCONCELOS



A Prelazia de Coari foi mais uma vez abençoada por Deus! No dia 15 de fevereiro de 2014 foi ordenado diácono, na paróquia Cristo Libertador em Manacapuru, o nosso seminarista Antônio Carlos Viana de Vasconcelos. O novo diácono transitório nasceu na comunidade São Paulo interior de Anamã em 1983. No final do ano passado terminou o curso de Filosofia e Teologia no Instituto de Teologia Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (ITEPES). O processo de formativo recebeu no Seminário Sant’Ana em Coari e sobretudo no Seminário Arquidiocesano São José em Manaus.

A missa campal da ordenação diaconal foi presidida por Dom Marcos Piatek, bispo da Prelazia de Coari e contou com a participação de numerosos sacerdotes da Prelazia de Coari, da Arquidiocese de Manaus e das outras dioceses vizinhas (Tefé, Parintins), dos sacerdotes religiosos, das irmãs religiosas, dos seminaristas e muitos fieis vindos das paróquias da prelazia. Da cerimônia participaram entre outros: o Secretário Executivo do Regional Norte 1 da CNBB, Pe. Zenildo Lima, reitor do seminário Arquidiocesano São José em Manaus, Pe. José Albuquerque, o reitor emérito do seminário Pe. Olindo, o atual diretor do Instituto Teológico de Manaus (ITEPES), Pe. Vanthuy.

No início da ordenação o Pe. Fr. Agnaldo, o reitor do Seminário Sant’Ana em Coari apresentou à assembleia o Antônio Carlos Viana de Vasconcelos, como candidato ao diaconato. 
Em seguida o bispo da Prelazia de Coari fez o dialogo com o candidato ao diaconato. 
Terminada a Ladainha de Todos os Santos, durante a qual o seminarista Antonio Carlos, permaneceu prostrado. 
Em seguida houve o rito da ordenação diaconal: a imposição das Mãos de Dom Marcos Piatek e a Oração Consecratória. 
Durante a oração consaeratória o bispo reza: ”Enviai sobre ele, senhor, nós vos pedimos, o Espírito Santo que o fortaleça com os sete dons da Vossa graça, a fim de exercer com fidelidade o seu ministério”.

Em seguida aconteceu a entrega das Vestes Diaconais e a entrega do Livro dos Evangelhos. 
A partir desse momento o novo diácono assumiu a sua função dentro da celebração eucarística. 
No final da missa campal o Diácono Antonia Carlos Viana Vasconcelos fez os seus agradecimentos e pediu a oração para o seu novo ministério. Logo após a santa missa houve uma bonita confraternização para todos os participantes.

Ao diácono Antonio Carlos, que agora faz oficialmente parte do clero da Prelazia de Coari, desejamos a copiosa bênção de Deus, proteção de Maria, Mãe da Igreja e de Sant’Ana a padroeira da Prelazia de Coari.

Nas mãos do Pe. Raimundo Gordiano, pároco da Paróquia Cristo Libertador, queremos agradecer aos seus paroquianos e a todos aqueles que com o esmero e a dedicação prepararam todos os detalhes da ordenação diaconal de Antonio Carlos Viana de Vasconcelos. 
Somos muito gratos aos pais e familiares do Antonio Carlos, que ofereceram o seu filho primogênito a Deus e à Igreja de Coari. Continuemos a rezar pelas vocações! Senhora Sant’Ana, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário